Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Sobre o HOVET/DMV | Departamento de Medicina Veterinária
 

Sobre o HOVET/DMV

SOBRE O HOVET/DMV

Localizado no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dentro das dependências do Departamento de Medicina Veterinária, o HOVET-DMV-UFRPE tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo as suas atividades voltadas para a prática do curso de graduação em Medicina Veterinária e para a capacitação dos Médicos Veterinários através dos Programas de Residência, Mestrado e Doutorado.

 

BREVE RESGATE HISTÓRICO DAS ORIGENS DO HOVET/DMV

 

GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UFRPE: UM CURSO CENTENÁRIO

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFRPE surgiu no dia 3 de novembro de 1912, data em que um grupo de beneditinos se uniu para realizar o sonho de investir na Educação Superior voltada para os conhecimentos do campo. Surgira, naquela data, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, a primeira turma de alunos dos cursos de Agricultura e Medicina Veterinária. No dia 1º de fevereiro de 1914 foi realizada a primeira Aula Inaugural das Escolas de São Bento.

 

ANOS 1950: A MUDANÇA PARA O BAIRRO DE DOIS IRMÃOS

Na década de 1950, o Curso de Graduação em Medicina Veterinária passou a ser ministrado no bairro de Dois Irmãos, na Escola Superior de Veterinária (ESV), cujo primeiro Diretor foi o Professor Artur Lopes Pereira, entre os anos de 1953 e 1960. Registre-se ainda que o referido Professor, que viria a ser Reitor da UFRPE entre 1967 e 1969, também era graduado em Odontologia e se formou em Veterinária no ano de 1918 pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária.

Nesses anos iniciais, o Curso tinha duração de 4 (quatro) anos, com carga horária em tempo integral. Suas instalações se localizavam onde atualmente funciona o Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE). À época, apenas procedimentos simples eram realizados, tais como administração de medicação injetável, curativos e drenagem de abscesso. Não havia, ainda, a realização de procedimentos cirúrgicos. Essa fase também ficou marcada pelo início de parcerias estratégicas com o Departamento de Pesca e Aquicultura (DPA, ligado ao Ministério da Agricultura) e com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

 

ANOS 1960: ADVENTO DO HOSPITAL VETERINÁRIO

Na década de 1960, a Escola Superior de Veterinária passa a ter o Hospital Veterinário, à época localizado nas imediações do local onde atualmente funciona o DEINFO, próximo às piscinas. Em sua estrutura inicial, o Hospital Veterinário possuía setores de patologia e necropsia, sala de cirurgia, raio-X, laboratório de patologia clínica, reprodução animal e salas de aula. Prestava atendimentos a cães e gatos e a grandes e pequenos ruminantes.

 

ANOS 1970: MUDANÇA PARA O PRÉDIO DO RECÉM-CRIADO DMV

Na década de 1970, após a oficialização da criação do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), ocorre o desligamento com a granja de zootecnia e, sob a direção do Professor Silvio Camerino Paes Barreto tem início a construção do prédio onde até os dias atuais funciona o DMV.

O prédio foi entregue no dia 09 de agosto de 1981, com as obras inconclusas, porém em boas condições de funcionamento, na gestão do Professor Fernando Moreira da Silva. A planta original do Hospital Veterinário era distribuída em três blocos:

Bloco 1 – Setor Administrativo do DMV, Coordenadorias de Curso, Área de Clínica de Pequenos e Grandes Animais, Reprodução, alojamentos e cantina;

Bloco 2 – Setor de Doenças Infectocontagiosas, Inspeção de Alimentos de Origem Animal e Epidemiologia, Higiene Veterinária e Saúde Pública.

Bloco 3 – Setor de Patologia e necropsia.

Outro marco importante dessa época mais precisamente em julho de 1979, o DMV criou a Clínica de Bovinos de Garanhuns, cuja finalidade, vislumbrando a possibilidade de prestar melhor assistência aos pequenos e grandes produtos rurais. Atualmente, a CBG é vinculada à PRPPG.

 

FONTES

O breve resgate histórico das origens do Hospital Veterinário Escola da UFRPE, cuja história se entrelaça com o Departamento de Medicina Veterinária e com o centenário Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da UFRPE, só foi possível graças às gentis contrubuições da Professora Márcia Brayner Paes Barreto, ex-Coordenadora do Curso de Graduação, a quem ficamos muito agradecidos. 

Há, também, elementos apurados pelas matérias dos links disponibilizados abaixo.

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2015/10/os-103-anos-da-ufrpe.html

https://issuu.com/ufrpeonline/docs/memorialfotogr__fico/93

latest Nike Sneakers | Air Jordan